5 Dicas Essenciais para Conciliar Trabalho e Família

Postado por Dione 30/11/2017 0 Comentários Trabalho,

Tempo escasso, cobranças, culpa... seguir uma carreira e manter uma família ao mesmo tempo não são fáceis e as mulheres é quem mais sofrem com esse desafio. Veja algumas dicas para se "desintoxicar" e conseguir equilíbrio.

 

5-dicas-para-conciliar-trabalho-e-família

 

1 - ORGANIZE-SE

 

Não é à toa que esta é a primeira dica. Tudo, para funcionar bem, tem que ter algum nível de organização e isso envolve tanto a sua rotina quanto seu espaço.

 

Tenha sempre muito bem definida a separação do tempo dedicado ao seu trabalho em relação ao tempo que passa com a sua família e organize um e outro de forma a gerar o mínimo de interferência.

 

No trabalho, sempre que possível defina uma rotina clara e concisa, priorizando o que é de fato importante. Muitas vezes você precisará contar com a ajuda dos chefes e colegas para diminuir interrupções e manter o foco. Ah, não esqueça do seu espaço de trabalho. Organização traz clareza mental para você se concentrar na resolução de problemas.

 

escritório

 

Em casa, manter a organização diminuirá a manutenção, resultando em mais tempo para curtir seus filhos. Organizadores específicos podem ajudar muito neste processo, pois cada coisa ganha um endereço bem definido e um método de armazenamento. Assim, mesmo as crianças menores conseguirão ajudar com pequenas ações mais facilmente, como guardar um brinquedo ou livro no seu lugar, pegar uma meia sem bagunçar toda a gaveta, etc.

 

colmeias

 

Lembre-se de que essa responsabilidade não é só sua e sim de todos que convivem no mesmo espaço, o que nos leva à segunda dica.


2 - DIVIDIR PARA SOMAR

 

Seja voltando do trabalho ou da escola, todos provavelmente terão dias cansativos. Independente da composição da sua família, todos que convivem devem colaborar, evitando que um ou outro fique sobrecarregado. E isso é super importante para reduzir o estress e melhorar a qualidade do tempo que se passa junto. Não seria um desperdício se o pouco tempo com os filhos ou com o(a) companheiro(a) seja negativo?

 

Use uma prancheta ou os alertas dos celulares para programar os horários e atividades de todos. Quem irá tirar a mesa, lavar a louça, varrer o chão, tirar o lixo, recolher os calçados e brinquedos espalhados, alimentar os pets e levá-los passear, etc. 

 

Dê funções condizentes com a capacidade física e cognitiva de todos os envolvidos e seja rigorosa com os dias e horários. No início do estabelecimento de novas regras é sempre mais difícil e há muita resistência, mas depois de criado o hábito, tudo é feito de forma mais automática e com maior facilidade.

 

3 - TEMPO: QUALIDADE VS QUANTIDADE

 

Também aqui, criar hábitos ou pequenos rituais diários podem melhorar a qualidade do tempo juntos. 

Encontre o que funciona para a sua família. Pode ser o jantar com todos á mesa contando sobre o seu dia (celulares proibidos!), meia hora de competição no video game, uma partida de um jogo de tabuleiro rápido, uma caminhada com o pet, contar situações engraçadas, embaraçosas ou incríveis que já aconteceram com cada um, assistir um episódio daquela série que todos adoram... o que conta é unir a família em torno de alguma atividade que gostam e que gere interações.

 

caixa-de-jogos

 

Lembre-se de que esse tempo é de vocês. Nem sempre é possível escolher não estar de mau humor por essa ou aquela razão ou evitar ficar pensando em algo relacionado ao trabalho que tem sido difícil de resolver. Contudo, isso pode ser até pior que ausência física.

 

4 - NÃO TENHA MEDO DE SAIR DO PADRÃO

 

Embora já se tenha evoluído muito nesse sentido, ainda há muita cobrança, especialmente sobre as mulheres, em relação à conciliação de trabalho e família. Não se obrigue - e principalmente: NÃO SE CULPE! - por sair do padrãozinho. Realização é pessoal e cada um precisa encontrar o que o faz feliz. 

 

Você trabalha fora e seu marido fica mais com os filhos? Se está funcionando, ótimo! Não é a opinião alheia que vai fazer a mecânica particular da sua família funcionar.

 

familia

 

5 - SAIBA DIZER NÃO

 

É impossível cobrir todas as posições num jogo, mesmo que você seja super polivalente. No dia-a-dia é a mesma coisa. Você até pode conseguir por um tempo, mas isso acabará por te esgotar e tanto o trabalho quanto a família sofrerão com isso. Muitas vezes você precisará se recusar a fazer algo ou fazer uma escolha simplesmente porque você é um ser humano, não uma máquina.

 

Para ser super (mãe, companheira, profissional...) é preciso respeitar os próprios limites.

 

 

Leave a Comment