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Como trabalhar em casa sem perder a organização

Wednesday, Feb 1, 2017
Postado por Giulia Alencar | 0 comentário(s)

Quando falamos que trabalhamos em casa, as pessoas tendem a lançar um olhar de inveja, do tipo “quem me dera ficar o dia todo no sofá, trabalhando de pijamas!”. De fato, esse é um dos pontos positivos – às vezes. Outras vezes, também, ficamos aflitos por não interagir com outras pessoas ou podemos nos perder em uma eventual desorganização da rotina caseira.

Quando falamos que trabalhamos em casa, as pessoas tendem a lançar um olhar de inveja, do tipo “quem me dera ficar o dia todo no sofá, trabalhando de pijamas!”. De fato, esse é um dos pontos positivos – às vezes. Outras vezes, também, ficamos aflitos por não interagir com outras pessoas ou podemos nos perder em uma eventual desorganização da rotina caseira.

Quando falamos que trabalhamos em casa, as pessoas tendem a lançar um olhar de inveja, do tipo “quem me dera ficar o dia todo no sofá, trabalhando de pijamas!”. De fato, esse é um dos pontos positivos – às vezes. Outras vezes, também, ficamos aflitos por não interagir com outras pessoas ou podemos nos perder em uma eventual desorganização da rotina caseira.

A experiência de home office é pessoal e diferente para cada pessoa e durante o período em que se trabalha em casa, cada um entende como se organizar da melhor maneira e o que é mais confortável e traz mais produtividade. Contudo, algumas dicas são aplicáveis a maioria das pessoas e podem te ajudar a trazer mais resultados e não perder a cabeça trabalhando dessa maneira:

 

1.      Se atenha a um horário consistente

Para muitas pessoas que fazem home office, trabalhar em casa é não ter horário fixo e, muitas vezes, acabam trabalhando durante todo o dia. Estabelecer horários para realizar as atividades te ajuda a ganhar espaço livre na sua agenda e não ter que trabalhar o tempo todo. Então, apesar de ser tentador dormir os cinco minutinhos (ou cinco horas) a mais ou ir ao mercado quando está mais vazio, tente se ater aos horários propostos como se estivesse no escritório.

 

2.      Escolha um lugar específico para trabalhar

Ainda que sua casa seja pequena para ter um escritório separado, é possível designar um espaço para suas tarefas (nem que seja uma mesa!). Toda vez que você sentar nesse lugar, seu cérebro automaticamente pensa “estou no trabalho” e o foco é maior. Mais importante ainda, quando você não estiver no seu lugar de trabalho, seu cérebro vai se desligar dessa função e assim, acontece a separação entre o ambiente para se relaxar e ambiente para se trabalhar, ambos em sua casa. 

 

3.      Mantenha sua casa limpa

Seu ambiente de trabalho, assim como o resto de sua casa, deve estar sempre limpo e minimamente organizado. As ideias fluem melhor e não existe aquele incômodo constante com a sujeira ou louça para lavar. Estabeleça um tempo para cuidar de sua casa e entender que ela reflete sua personalidade e estilo de vida.

 

4.      Use roupas de verdade

Há quem afirme que consegue ser 100% produtivo usando pijamas o dia todo, e esse é um dos atrativos para quem gosta de conforto quando se trabalha em casa. Contudo, usar roupas “de verdade” como se fosse sair na rua, te ajudam a entender que você não está em casa, com roupas de dormir, em um momento de preguiça; mas sim trabalhando e produzindo suas tarefas.

 

5.      Levante e se mexa!

Como você faria em um escritório, procure levantar e se mexer um pouco. Fazer home office pode te deixar acomodado, pois o banheiro está ao lado e a cozinha, a poucos passos. Ir até a próxima esquina para buscar algo para comer, ou dar uma volta com o cachorro no quarteirão podem ser boas alternativas para fazer seu sangue circular e não acostumar o corpo ao sedentarismo. Falta de tempo não é desculpa! Mesmo estando com prazos apertados, levante da cadeira e dê uns pulinhos, mexa-se. Parece bobo, mas a longo prazo faz uma boa diferença.

 

6.      Nunca trabalhe na cama. Simplesmente não.

Essa se auto explica, mas não custa reforçar. Trabalhar em um lugar que é para dormir = desempenho ruim e sono atrapalhado. Não funciona!

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